segunda-feira, 9 de maio de 2011

“As estrelas são o universo e as pessoas são feitas do mesmo material das estrelas”

Reflexão do texto, “fundamentos filosóficos” Tcc de Mullin.


 ALIENE LEMES

Estava lendo os fundamentos filosóficos da Tcc de Mullin dias destes, então resolvi escrever sobre algumas coisas que me saltaram os olhos.
Começo minha reflexão com uma frase que me instigou no texto, “as estrelas são o universo e as pessoas são feitas do mesmo material das estrelas”. Você vê o que seu conhecimento permite que veja, ou seja, cada um compreende e entende o mundo com o seu olhar; verá tudo a sua volta de acordo com suas representações de mundo, ou seja, como as construiu no seu íntimo. 
Como falei em outros escritos, o quão importante é, rever nossos paradigmas constantemente, crenças, mudar nossas percepções, para crescimento pessoal e entendimento do mundo que nos envolve e o mundo dos outros, ou seja, construir uma auto-crítica é de certa fundamental.
Fazendo uma analogia, as estrelas são feitas de poeiras cósmicas e em milhões de anos há explosões e as junções entre elas formando então as galáxias com centenas de milhões de novas estrelas e assim como as estrelas são as pessoas. As pessoas são constituídas de “poeiras” que são jogadas para baixo do tapete (interior de cada um), você percebe a realidade, elabora uma “representação mental” com distorções, e guarda. Com estas, forma-se as “crenças mentais” que se juntam a outras crenças mentais guardadas no seu íntimo. Só que esta poeira tem que mudar de lugar em algum momento, com poeira demais não se consegue viver harmoniosamente, com algumas explosões do dia a dia, vamos nos dando conta que alguma poeira tem de mudar de lugar, estas crenças “poeiras” juntam-se a outras formas de ver o mundo “poeiras d’ outros”. Você vai criando uma (flexibilidade cognitiva) que seria a capacidade como o nome diz, de desenvolver sua flexibilidade na forma de pensar e avaliar situações através de sua (metacognição) que seria avaliar de forma crítica seus esquemas de “poeiras” e assim vai formando as “galáxias” em seu íntimo, mas, galáxias são mais consistentes, leva-se anos, a beleza delas é de uma forma sublime, então compreende-se na pessoa um amadurecimento, visto que, não é uma tarefa fácil e leva um bom tempo, anos, vindo então dar lugar a leveza e beleza interior em que a “poeira” dá lugar a “pouca poeira” e limpeza.
O texto fala ainda sobre a Lei da parcimônia, que seria “quanto mais simples melhor”. Ou seja, por vezes todo e qualquer indivíduo tende a distorcer situações, logo, fantasiar, isso está dentro de uma normalidade para o funcionamento, o problema é se isto acarretar danos na vida pessoal, bem como começar a complicar demais a vida do indivíduo.
Por fim, de um modo simples para compreensão, como uma bebida entendo que precisamos de umas “doses” a mais da “Lei da parcimônia na Vida”. Para que complicar se é simples? Com o tempo, o indivíduo deve enxergar o óbvio para viver bem, não o nosso óbvio, mas o que seria melhor para ele viver bem dentro de uma normalidade diante de todos, ou seja, que seria comum a todos. 
Reflita!
Tenha um bom dia!

Um comentário:

  1. Verdade Aliene, nosso Universo interior é ainda mais desconhecido e complexo do que este que nos cerca.

    ResponderExcluir